O que distingue o TBanque das outras plataformas de negociação online são as suas características sociais. Tanto o sistema de CopyTrader™ como as estratégias de investimento Smart Portfolios beneficiam da base de utilizadores do TBanque, que já ultrapassa os 20 milhões em 140 países, e foram concebidos para ajudar os investidores a explorarem novos caminhos para o lucro.
Como funciona o CopyTrader?
O sistema CopyTrader é uma das principais razões que levam a que esta plataforma seja colocada entre as líderes do setor de tecnologias financeiras. A ideia básica da ferramenta CopyTrader é muito simples: escolha os investidores que pretende copiar, decida que montante pretende investir e copie automaticamente tudo o que eles fizerem, em tempo real, apenas com um clique.
Para além deste conceito básico de Copy Trading, o sistema dispõe de diversos elementos adicionais.
Antes de começar, note que designaremos por:
- “Investidor copiado” o investidor em que está a investir (a copiar)
- “Copiador” o utilizador que está a executar a ação de copiar (isto é, você)
Eis alguns pontos importantes que deverá ter em consideração antes de copiar:
- O montante mínimo que pode investir na cópia de um investidor é 200 USD.
- O número máximo de investidores que pode copiar simultaneamente é 100.
- O montante máximo que pode investir na cópia de um investidor é 2.000.000 USD.
- O montante mínimo para uma transação de cópia é 1 USD; não serão abertas posições abaixo deste montante.
- Se encerrar manualmente uma posição copiada, os fundos dessa posição serão creditados ao seu saldo de cópia (o montante alocado à copia desse investidor que não está investido em posições abertas).
CopyTrader – Copiar todas as posições
O sistema CopyTrader permite que os utilizadores copiem todas as posições abertas do investidor copiado. Ao optar por este método, as posições abertas do investidor copiado serão abertas para o copiador nos seguintes termos:
- As posições serão abertas na conta do copiador a preços de mercado, no momento da cópia (não aos preços a que as posições originais foram abertas).
- As posições serão criadas com o mesmo Stop Loss (SL) e Take Profit (TP) que as posições originais.
- Todas as ações do Investidor copiado serão espelhadas nas posições do copiador a partir do momento em que se iniciar a cópia, incluindo as alterações ao SL e TP, bem como o fecho das posições. Se o Investidor copiado aumentar o SL, acrescentando fundos a uma posição, o seu SL será ajustado em conformidade. Contudo, o montante da sua posição manter-se-á igual ao montante inicial. Por esse motivo, poderá constatar que, por vezes, a percentagem de ganhos da sua conta de cópia não é exatamente igual à da conta do Investidor copiado.
- Poderá fechar uma posição copiada específica sem ter de fechar a conta de cópia.
- Se o Investidor copiado abrir uma posição em mercados que estejam fechados à hora em que são copiados (durante um período de suspensão da negociação, por exemplo), o sistema colocará uma Ordem de mercado para o copiador. Logo que o mercado abrir, a ordem será executada ao primeiro preço do mercado.
- Para consultar todas as transações copiadas a um investidor, vá à sua carteira e clique no nome do investidor copiado.
Tenha em atenção que as posições serão abertas na sua conta todas ao mesmo tempo. Verificará que todas estas posições apresentam uma perda ligeira, refletindo o spread entre os preços de Compra e de Venda, para que saiba em tempo real que fundos receberia caso fechasse a posição. As novas posições serão abertas ao mesmo preço a que o Investidor copiado as abre e utilizam o capital realizado (saldo + fundos investidos) como base para calcular as proporções das posições copiadas. Por exemplo, uma posição aberta com 10% do capital realizado do investidor copiado resultará na abertura de uma posição na sua conta de cópia com 10% do capital realizado da relação de cópia.
Contudo, esta proporção pode variar com as alterações do saldo disponível do investidor copiado, o que pode acontecer quando o investidor copiado faz um depósito ou um levantamento. Neste caso, há uma variação dos fundos da conta do investidor copiado e poderá observar que a proporção utilizada para abrir posições é diferente da anterior. Quando o investidor copiado fecha todas as posições abertas, as proporções para cópia de posições entre a conta do copiador e a do investidor copiado são repostas (voltam a ser iguais).
**Estes termos e condições poderão ser modificados, à discrição do TBanque, a qualquer momento.
CopyTrader – Copiar apenas as novas posições
Os copiadores que optem por este método apenas copiarão as novas posições que o investidor copiado abrir depois de iniciada a cópia. Aplicam-se os seguintes termos:
- Só serão abertas na conta do copiador as posições que forem abertas depois de iniciada a cópia.
- As novas posições serão abertas ao mesmo preço a que o investidor copiado as abre.
- As proporções das novas posições serão calculadas a partir do capital realizado do investidor copiado (saldo da conta + fundos investidos).
- As posições serão criadas com o mesmo SL e TP que as posições originais.
- Todas as ações do investidor copiado serão automaticamente duplicadas na conta do copiador, incluindo as alterações ao SL e TP, bem como o fecho da posição. Se o investidor copiado aumentar o SL, acrescentando fundos a uma posição, o seu SL será ajustado em conformidade. Contudo, o montante da sua posição manter-se-á igual ao montante inicial. Por esse motivo, poderá constatar que, por vezes, a percentagem de ganhos da sua conta de cópia não é exatamente igual à da conta do Investidor copiado.
- Poderá fechar uma posição copiada específica sem ter de fechar a conta de cópia.
- Para consultar todas as transações copiadas a um investidor, vá à sua carteira e clique no nome do investidor copiado.
Tenha em atenção que a proporção pode variar quando é alterado o saldo disponível do investidor copiado. Tal pode acontecer quando o investidor copiado faz um depósito ou um levantamento, ou fecha uma posição anterior, que já estava aberta antes de começar a copiá-lo (caso tenha optado por não copiar todas as posições já abertas). Quando ocorre uma destas situações, poderá passar a ter posições que não têm a mesma proporção que as anteriores.
**Estes termos e condições poderão ser modificados, à discrição do TBanque, a qualquer momento.
Copy Stop-Loss (CSL)
CSL é uma função de gestão de risco que lhe permite gerir eficazmente o risco de cada uma das relações de cópia da sua carteira de cópia com base nos valores dos lucros/perdas em tempo real. É basicamente um sistema automático de controlo de risco que lhe permite definir parâmetros de controlo para toda a relação de cópia, a um dado valor de USD.
O sistema predefinirá automaticamente o CSL como sendo 40% do montante total investido na cópia para cada relação de cópia. Assim sendo, poderá assumir que, quando o valor da cópia baixar até 40%, será acionado o CSL e a relação de cópia será encerrada, sendo os fundos restantes creditados ao seu saldo. Poderá definir manualmente o CSL entre 5% e 95%. O valor de 5% é uma verdadeira “rede de segurança” que apenas será acionada quando quase todo o dinheiro tiver desaparecido da relação de cópia.
Por exemplo: o investidor A é copiado pelo investidor B com 1000 USD. O CSL foi definido como 60% do capital deve ser devolvido à conta, o que neste caso equivale a uma perda de 600 USD. Logo que o capital, incluindo os lucros/perdas de todas as posições, esteja reduzido a 600 USD, a conta de cópia será encerrada e os fundos remanescentes (60% do montante original da cópia) serão creditados ao saldo do investidor B.
Neste caso, que acontece quando é acionado o CSL?
Se a sua relação de cópia tem perdas não realizadas de 40% dos fundos alocados, o CSL será acionado e todas as posições dessa relação serão fechadas. O separador “Histórico” da plataforma tem uma coluna “Fechado por”. As posições fechadas serão identificadas nesta coluna com “CSL”.
O valor do CSL pode ser ajustado entre o mínimo de 5% e o máximo de 95%, como rede de segurança. Tenha em atenção que o sistema não lhe permitirá reduzir o CSL para um valor que acione imediatamente o fecho da relação de CopyTrader.
Por exemplo: digamos que está a copiar um investidor com 1000 USD e está a perder 300 USD; o seu CSL é o valor predefinido de 60% e quer ajustá-lo. Não poderá ajustar o CSL para 70% (300 USD neste caso) ou menos, uma vez que isso resultaria no fecho imediato da relação de CopyTrader e de todas as posições que dela dependem. Neste caso, não poderá definir um CSL maior que 65%.
Não se esqueça de que o valor do CSL muda se mudar o montante da cópia. Se adicionar ou retirar fundos ao investidor copiado o valor do CSL será recalculado com base numa percentagem do novo montante da cópia.
Digamos, por exemplo, que está a copiar um investidor com 1000 USD. O seu investimento neste investidor perdeu 900 USD do valor original, mas você ainda acredita na relação de cópia. Quando aloca mais 1000 USD a esse investidor, o valor do CSL será atualizado e calculado sobre o total de 2000 USD que foi alocado à cópia desse investidor. Não se esqueça de que pode atualizar o CSL sempre que quiser.
SL das posições copiadas
O CSL foi pensado para limitar a sua exposição total a um determinado investidor. Estando as suas posições copiadas protegidas pelo CSL, podemos permitir maior flexibilidade no que respeita aos respetivos Stop Losses (SL).
Nas posições normais, sempre que se aumenta o SL são adicionados fundos à posição a partir do saldo da conta, para representar os fundos extra necessários ao novo SL.
No caso das posições copiadas, quando o investidor copiado aumenta o seu SL não são deduzidos fundos extra do montante global destinado a copiar. Por esse motivo, uma posição pode incorrer em perdas de 200%, ou mesmo 300%, sem ser fechada pelo SL, o que proporciona flexibilidade para a recuperação potencial das perdas e, ao mesmo tempo, mantém saldo suficiente no montante da cópia para cobrir posições adicionais. Contudo, se o investidor copiado atingir o seu CSL no que respeita a perdas totais não realizadas, a relação de cópia será fechada.
Esta diferença cria diversas discrepâncias entre as posições copiadas e as posições originais:
Não adicionamos fundos às posições copiadas. Assim sendo, a percentagem do saldo disponível para cópia poderá ser maior do que o saldo do investidor copiado.
Os lucros/perdas da posição copiada são calculados com base no montante original investido na posição.
Pausar cópia
Com a nova versão do CopyTrader, temos orgulho de apresentar a função “Pausar cópia”, que lhe permite parar de copiar um investidor sem ter de fechar as posições abertas.
A função “Pausar cópia” pode ser ativada na página da carteira no TBanque, clicando no botão de definições e depois em “Pausar cópia”.
Quando é ativada a função “Pausar cópia” deixarão de ser abertas novas posições no âmbito dessa relação de cópia. Contudo, todas as posições já abertas continuarão a copiar as ações de SL/TP, bem como de fecho, do investidor copiado.
Como funcionam os Smart Portfolios?
Os Smart Portfolios do TBanque são instrumentos de investimento temático, programados para rendimentos de dois dígitos a longo prazo. Cada um dos Smart Portfolios reúne diversos ativos ou um grupo de investidores e é constantemente otimizado por algoritmos de inteligência artificial.
Considerações gerais sobre o Smart Portfolio:
- O montante mínimo de investimento é de apenas 500 USD.
- O Stop Loss predefinido para um Smart Portfolio é de 10%.
- As ponderações de cada Smart Portfolio podem variar ao longo do tempo.
Smart Portfolios Mercado
Os Smart Portfolios Mercado reúnem diversos ativos numa única carteira, de acordo com uma estratégia de mercado predeterminada ou por pertencerem a um segmento de mercado específico. A composição de cada Smart Portfolio é determinada por especialistas financeiros do TBanque com o apoio de algoritmos de inteligência artificial programados para reduzir o risco e aumentar os lucros.
Por exemplo, o Smart Portfolio BigTech, que agrupa grandes empresas do setor tecnológico, é um ativo relevante para investidores que pretendam investir no setor como um todo.
Smart Portfolios Top Trader
Os Smart Portfolios Top Trader, que utilizam a ferramenta CopyTrader, agrupam, em diferentes carteiras, os investidores mais bem-sucedidos. Num processo semelhante ao dos Smart Portfolios Mercado, os investidores dos Smart Portfolios Top Trader são selecionados pelo comité de investimentos do TBanque e por um sofisticado algoritmo que identifica atributos específicos de negociação e que é otimizado para o lucro.
Por exemplo, o Smart Portfolio GainersQtr agrupa investidores que tiveram rendimentos consistentes e que apresentam potencial de lucro no próximo trimestre, de acordo com certos parâmetros predeterminados que são utilizados pelo algoritmo dos Smart Portfolios. A composição do Smart Portfolio é atualizada periodicamente, para manter níveis baixos de risco e para aumentar a probabilidade de lucro.
Para mais informações sobre os Smart Portfolios, consulte a página de Smart Portfolios.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecê-lo melhor sobre o funcionamento dos nossos sistemas de Copy. Em caso de dúvidas, não hesite em contactar-nos através do nosso mural de @CustomerService, no TBanque, ou obtenha mais informações na nossa página de ajuda.