O que é venda a descoberto e como funciona no mercado de ações?
Boa parte dos investidores entra no mundo financeiro acreditando que só é possível obter ganhos no mercado a partir do aumento dos preços dos ativos, com a volatilidade natural de tais preços levando ao sobe e desce dos pontos ao longo dos dias de trade. Tal crença é desfeita assim que se descobre como funciona a venda a descoberto, uma tática que abre um novo leque de práticas para o investidor em suas negociações.
A venda a descoberto, também chamada de short selling, é utilizada principalmente durante momentos de queda do preço de um ativo, seja este ativo ações ou outro instrumento financeiro. Ela permite a obtenção de ganhos sob tais circunstâncias, e este guia TBanque discutirá não só o significado da venda a descoberto como também as maneiras de a utilizar, assim como benefícios e riscos da prática no mercado de ações.
Índice
O que é venda a descoberto no mercado de ações?
Venda a descoberto usando CFDs
Diferença entre posição longa e posição curta
Aprenda como abrir uma posição vendida no TBanque
Por que vale a pena integrar a venda a descoberto na sua estratégia de negociação?
Benefícios e riscos da venda a descoberto no mercado de ações
Outras formas de investir em quedas de ações
O que é venda a descoberto no mercado de ações?
Para saber o que é venda a descoberto, ou o que é short selling, é preciso entender que esta é uma prática comum no mercado de ações principalmente em ativos ou mercados que estão em tendência de queda.
Nestas ocasiões, a tendência de queda, ou a crença de que o preço de um ativo cairá em breve por ter atingido o seu pico, dá confiança ao investidor para vender ações de que ele não tem posse. Isso é possível graças ao mecanismo de empréstimo/aluguel de ações, que dá direito ao investidor de obter estas ações por um tempo, geralmente junto com uma taxa paga ao dono de tais ações.
A venda a descoberto é feita a partir da venda destas ações em queda ou prestes a cair, com a intenção de comprá-las assim que o preço delas cair ainda mais. No caso, o lucro é obtido pelo investidor a partir da diferença entre o preço de venda das ações e o preço de compra das mesmas a um preço menor.
De forma mais detalhada, para aqueles que se perguntam “como posso vender a descoberto?”, imaginemos que um investidor alugue ações a um preço de $10 com a crença de que estas em breve irão cair para $9. Ele vende as ações a $10 de imediato e, assim que o preço cai para $9, ele compra tais ações de volta para serem devolvidas ao dono. Em uma operação sem custos, o lucro da venda a descoberto será de $1.
Por isso, a missão de muitos investidores passa também por pontos como encontrar ações para vender a descoberto, desvendando oportunidades de ganho a partir da queda de preços pelo short selling. No geral, isto é feito a partir da análise de tendências de ativos, de mercado e do sentimento dos investidores usando o preço de opções do ativo em questão com ferramentas que o TBanque oferece em sua plataforma de investimentos.
Venda a descoberto usando CFDs
É possível lançar mão da venda a descoberto no mercado de ações sem a necessidade de pegar títulos emprestados por meio de CFDs, também chamados de contratos por diferença. Estes são oferecidos na plataforma TBanque para vários ativos, incluindo o mercado de ações.
Dessa forma, o investidor se desvencilha da forma tradicional da venda a descoberto (aluguel de ações), uma vez que os CFDs permitem que o short selling seja executado da mesma maneira. Ou seja, pelo CFD TBanque, poderá executar uma ação de venda de um instrumento financeiro a um preço predefinido e obter lucro a partir da compra deste ativo a um preço menor, da mesma maneira que se faz em mercados tradicionais. Tudo sem a necessidade de aluguel do ativo em questão.
Diferença entre posição longa e posição curta
Para além de saber o que é a venda a descoberto e como funciona a venda a descoberto, é preciso saber também a diferença vital entre a posição curta – também chamada de short position – e a posição longa – ou long position.
Posição curta
A posição curta é a posição de negociação que caracteriza a venda a descoberto no TBanque e em outras corretoras financeiras. Na posição curta, o investidor vende ativos que ele não possui na crença de que o preço destes instrumentos irá cair. Usando a mecânica já descrita neste guia, ele obterá ganho na operação a partir da recompra destes ativos a um preço menor, com a diferença entre o preço de venda e de compra sendo o lucro obtido na negociação short selling.
Posição longa
A posição longa é aquela que conhecemos tradicionalmente. Esta envolve a aquisição de um ativo na crença de que seu preço crescerá no curto, médio ou longo prazos. A venda do ativo é executada quando o preço sobe, mas geralmente num horizonte temporal maior do que no short selling/venda a descoberto.
Aprenda como abrir uma posição vendida no TBanque
- Uma vez entendido o que é a venda a descoberto, como ganhos são obtidos no short selling e a diferença entre posição curta e posição longa no mercado de ações, é preciso saber como operar vendido. Fazê-lo no TBanque requer que um passo a passo bem simples seja seguido, algo que exemplificaremos aqui usando uma ação de verdade: a do Facebook.
- Selecione a ação do Facebook na plataforma TBanque
- Clique em “Negociar”
- Selecione VENDER
- Defina os vários parâmetros da sua negociação:
- O preço ao qual deseja abrir a posição. Este pode ser o preço do mercado que deseja negociar diretamente ou outro preço que venha a definir
- A alavancagem da operação, até x5
- O nível “stop loss”, ou de parada de perdas, que fecha a posição quando um prejuízo é atingido
- O nível “take profit”, ou de tomada de lucros, que fecha a posição quando um lucro é atingido
- Finalize a operação clicando em “Definir ordem” para começar a venda a descoberto usando o Facebook
Por que vale a pena integrar a venda a descoberto na sua estratégia de negociação?
Como um elemento muitas vezes desconhecido dos investidores iniciantes, a venda a descoberto pode trazer não só um novo universo de práticas e de formas de obtenção de lucro, como também algumas dúvidas quanto à sua efetividade. Entretanto, é fácil mostrar que a venda a descoberto vale a pena para investidores no TBanque que conseguirem captar a essência do que faz o short selling um sucesso em algumas ocasiões do mercado.
Aproveitar as flutuações do mercado
Ao longo do dia de operações, as flutuações de preço são algo natural. Investidores no “day trade” lançam mão não só das ferramentas de análise técnica, como também utilizam vendas a descoberto para obter lucros quando identificam oportunidades em determinados ativos a partir das posições curtas já explicadas neste guia.
Obter vantagens das tendências, não importa o que indiquem
Operar com o short selling não significa se dedicar exclusivamente a operações “bearish”, também chamadas de operações baixistas, que aproveitam a queda de preços no mercado para a obtenção de ganhos.
Um dos princípios do investimento é a diversificação de carteiras, e este elemento inclui a obtenção de ativos para investimentos de longo prazo, ou de posições longas, ao mesmo tempo que se pode continuar a fazer negociações no curto prazo aproveitando tanto as subidas quanto as quedas de tendência dos preços.
Quem pode vender a descoberto?
Não é preciso ser um investidor com muito capital para operar vendido, o que indica que qualquer investidor pode vender a descoberto. Com o uso de ferramentas como a alavancagem, a venda a descoberto pode ser uma boa fonte de lucros para investidores de menor porte.
Benefícios e riscos da venda a descoberto no mercado de ações
Como tudo no mundo de investimentos, a operação de venda a descoberto no mercado de ações e em outros instrumentos financeiros conta com benefícios e riscos. Nesta seção do guia TBanque, discutiremos ambos os lados do short selling para os investidores, começando por seus benefícios.
Potencial para grandes lucros
O principal benefício da venda a descoberto é a possibilidade de obter lucros quando o preço de uma ação, ou um mercado em si, estiver em queda. Mover-se para uma posição curta em uma plataforma como a TBanque requer passos bem simples, e as ferramentas oferecidas permitem que a operação seja fechada de forma automática dependendo dos níveis “stop loss” e “take profit” definidos pelo investidor.
Obtenção de cobertura
O short selling é também uma maneira de obter uma cobertura perante os riscos de um mercado. É possível usar a venda a descoberto para reduzir a exposição do investidor a um movimento adverso de preços, seja a partir de uma negociação alavancada ou não.
Diversificação
Outro benefício da venda a descoberto é a diversificação da carteira. Posições curtas fazem parte do rol da carteira de investimentos ao longo de posições longas e podem ser mantidas desde que permaneçam sendo lucrativas para o investidor.
É preciso, no entanto, ficar atento aos riscos que a venda a descoberto traz. Portanto, mencionamos abaixo algumas das possíveis desvantagens.
Perdas potencialmente ilimitadas
Certamente, um dos principais riscos é o de reversão da tendência de preços, o que pode ocasionar grandes perdas. Isso ficou marcado no mundo dos investimentos com o caso GameStop.
Nesta ocasião, vários fundos de investimento abriram posições vendidas apostando na queda de preços das ações da companhia GameStop, famosa nos Estados Unidos pelas suas vendas de videogames no varejo. Entretanto, a crença de investidores individuais na subvalorização dos preços da GameStop levou a um “short squeeze”, ou seja, a tendência de queda dos preços foi revertida e grandes lucros potenciais se tornaram grandes prejuízos.
Problemas de liquidez
De forma simples, o short selling pode ser complicado com ações menos populares, pois os corretores talvez não tenham ações de nicho para tomar emprestadas. Isso pode levar a problemas de liquidez para os vendedores a descoberto. É por esse motivo que os CFDs são tão populares entre vendedores a descoberto, pois permitem que qualquer pessoa assuma uma posição curta em um ativo sem que o ativo subjacente mude de mãos.
Regulamentação
A regulamentação de vendas a descoberto é inconstante e sujeita a mudanças frequentes. Por exemplo, as regras de short selling da FCA mudaram drasticamente durante a Grande Recessão, quando decidiu-se banir a prática no Reino Unido por um determinado período de tempo. Enquanto isso, os EUA, a França, a Itália, a Espanha, a Bélgica e a Coreia do Sul instituíram proibições de venda a descoberto em um ponto ou outro. Por conta disso, a venda a descoberto pode não ser ideal para alguns investidores de longo prazo que buscam a previsibilidade.
Outras formas de investir em quedas de ações
Enquanto o TBanque oferece boas opções para operar vendido, a venda a descoberto não é a única maneira de obter ganhos a partir da queda de ações. Apostar na queda de ações pode ser uma oportunidade de ganhos até para quem deseja investir em posições longas, desde que se tenha bastante confiança, paciência e um horizonte longo de tempo para a realização dos investimentos.
Comprar na queda
Ainda que a forma mais tradicional de realizar ganhos de curto prazo entre investidores seja aproveitar tendências de alta do preço de uma ação, o princípio mor do universo de investimentos ainda é o velho ditado de “compre na baixa, venda na alta”.
Investidores que identificarem que um ativo atingiu seu limite inferior de preço, podem se aproveitar da oportunidade para obter mais ações e vendê-las no futuro a um preço mais elevado. De fato, é possível combinar tal tendência do mercado com a venda a descoberto, invertendo o processo de venda para compra assim que a inversão de tendência for atingida.
Dividendos
Quedas no preço de uma ação podem ter diversas razões, desde problemas da empresa em si ou da indústria onde a mesma está inserida até um choque no mercado de ações que fez a generalidade dos ativos entrar em queda.
Se a última opção for a que motivou a queda de preços, tal queda pode ser uma excelente oportunidade. O investidor pode comprar mais ações da empresa em questão e no futuro adquirir um bom rendimento a partir de dividendos dos lucros que muito possivelmente não foram afetados por tais variações naturais do mercado de valores.
Horizonte de longo prazo e rebalanceamento de carteira
Uma das mais importantes recomendações dadas aos investidores é a de manter uma carteira de investimentos diversificada. A diversificação envolve não só obter vários ativos de diferentes tipos e mercados, mas também fazer o rebalanceamento destes ativos tendo em mente as flutuações de mercado no curto, médio e longo prazos.
O rebalanceamento prediz que os ativos de baixa performance sejam desfeitos ou que o peso destes seja reduzido na carteira de investimentos. Entretanto, caso o investidor identifique que há a oportunidade de obter ganhos no futuro com uma ação que esteja em queda no presente, tal rebalanceamento pode envolver a compra de mais títulos da ação em questão para aumentar os lucros no longo prazo.
Conclusão
Este guia TBanque cobriu vários aspectos a respeito da venda a descoberto no mercado de ações. Aqui, teve a oportunidade de ler sobre:
- O que é a venda a descoberto, também chamada de short selling, e como ela funciona no mercado de ações
- De onde vem o lucro obtido em operações de venda a descoberto e quais são as táticas usadas para obter tais ganhos
- Como executar vendas a descoberto através de CFDs (contratos por diferença), instrumento disponível no TBanque
- A diferença entre posição curta e posição longa, e sua relação com as tendências dos preços dos ativos
- Como operar vendido através do TBanque
- Razões para integrar a venda a descoberto à sua estratégia de negociações no mercado de valores, sejam estes valores ações ou outro ativo financeiro
- Os benefícios e os riscos que advém da venda a descoberto
- Como realizar bons investimentos durante queda de preço de ações em formas além da venda a descoberto, como comprar ações em seu preço-base e aproveitar a queda de preços para rebalancear sua carteira de investimentos
A venda a descoberto é apenas uma das principais maneiras de obtenção de lucro em um mercado baixista. Mas, como sempre, é preciso ter em mente os riscos que operações no mercado financeiro trazem quando dependem das tendências de preço dos ativos sendo negociados. Logo, é importante manter em mente as boas práticas de gestão de risco em quaisquer operações, sejam estas em posições curtas ou em posições longas.
Abra uma conta no TBanque e veja como operar vendido na prática.
Esta informação é apenas para fins educativos e não deve ser tomada como conselho de investimento, recomendação pessoal, ou oferta ou solicitação de compra ou venda de quaisquer instrumentos financeiros. Este material foi preparado sem ter em conta quaisquer objetivos de investimento ou situação financeira particulares e não foi preparado de acordo com os requisitos legais e regulamentares para promover a investigação independente. Quaisquer referências ao desempenho passado de um instrumento financeiro, índice ou pacote de produtos de investimento não são e não devem ser tomadas como um indicador fiável de resultados futuros. TBanque não faz qualquer representação e não assume qualquer responsabilidade quanto à exatidão ou totalidade do conteúdo deste guia. Certifique-se de que compreende os riscos envolvidos na negociação antes de comprometer qualquer capital. Nunca arrisque mais do que está preparado para perder.