Ao longo dos anos, o universo dos investimentos conseguiu atrair a atenção de milhões de pessoas mundo afora. Hoje, graças ao desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais pessoas têm a oportunidade de investir em ações na palma da mão.
Neste guia TBanque sobre como comprar ações e investir na bolsa de valores, responderemos perguntas muito comuns, como “O que são ações?”, “Como investir em ações?”, “O que é a bolsa de valores e como funciona?”, “Quem pode investir na bolsa de valores?”, “Por que os preços das ações sobem e descem?”. Continue a ler para obter a resposta a essas e muitas outras perguntas e aprenda a investir na bolsa de valores.
Índice
O que são ações?
Por que investir em ações?
A diferença entre trade e investimento
Comprar ações é um investimento que pode retornar como lucro?
Por que os preços das ações sobem e descem?
Desenvolvendo uma estratégia de investimento
Análise do mercado de ações
Como vender e comprar ações com TBanque?
Quais são os riscos de investir em ações
Resumo
Glossário de termos
O que são ações?
Quando nosso interesse em investir na bolsa de valores é despertado, logo notamos que um dos termos mais recorrentes neste universo é “ações”. Ações são ativos que representam uma fração do capital social de uma empresa, podendo ser negociados na bolsa de valores ou no chamado mercado de ações. Neste caso, a negociação ocorre nos mercados de negociação – ou Stock Exchange Markets, seu nome em inglês.
Além disso, também pode-se comprar e vender ações facilmente e no conforto do lar através de plataformas online como o TBanque. Vale lembrar que, devido à sua natureza de compra e venda, as ações são conhecidas também por ativos de negociação.
O que significa bolsa de valores?
A bolsa de valores é um mercado físico ou virtual – conhecido como “bolsa de valores online” – onde compradores e vendedores de ativos com valor de capital entram em contato, realizando transações por meio de intermediários autorizados. Quando falamos sobre esta instituição e suas atividades, comumente deparamos com a questão sobre o que é pregão na bolsa de valores, que, em termos simples, refere-se ao período de negociação de ativos como ações, contratos futuros, moedas, etc.
Um ponto importante a considerar é quem pode investir na bolsa de valores. Qualquer pessoa maior de idade que esteja registrada em uma corretora como TBanque pode fazê-lo. Já quanto investir na bolsa de valores é uma decisão pessoal de cada indivíduo, que deve ser embasada no capital que tenha disponível e no seu perfil de investidor.
Por que investir em ações?
Comprar ações na bolsa é um procedimento que vem tornando-se cada vez mais popular, pois permite que os investidores possuam parte do valor de uma empresa. Conforme comentado, graças à tecnologia, comprar ações de empresas tornou-se uma prática muito mais acessível a todos, além de ser uma uma vantagem que dá a oportunidade de entrar no mercado de negociações que até poucos anos era restrito a empresas especialistas e pessoas com grandes fortunas.
Outra vantagem de investir em ações é a possibilidade de este investimento retornar em
forma de lucro à pessoa que o realizou. Um caso bem-sucedido neste sentido é o do Facebook, empresa de tecnologia que teve um desempenho superior a 41% no último ano e que pretende manter esta tendência de crescimento. Entretanto, vale lembrar que nem todas as ações têm o mesmo desempenho, pois isso pode variar dependendo de vários fatores que veremos a seguir, como notícias econômicas e políticas ou mudanças que ocorram nas empresas.
A diferença entre trade e investimento
Outro ponto importante a considerar antes de comprar ações online é ter clareza sobre a diferença entre negociar ações (trade) e investir em ações (investimento).
Trade refere-se à negociação de um ativo em troca da possibilidade de um lucro maior, e isso se dá aproveitando a volatilidade do preço das ações no curto prazo. Já um investimento refere-se à aquisição de um ativo com a ideia de ignorar os câmbios de seu custo no curto prazo, mantendo o objetivo de concentrar-se no crescimento de seu valor no longo prazo.
O investimento em ações pode, então, ser definido em duas variantes principais: no curto prazo para um trader que busca uma negociação rápida em plataformas de negociação como TBanque e no longo prazo para um investidor que busca obter os ganhos dos seus investimentos no futuro.
Comprar ações é um investimento que pode retornar como lucro?
Uma das dúvidas mais frequentes sobre como investir na bolsa de valores é relativa à possibilidade de investimentos do género retornarem no formato de lucro ao investidor, ou, em linguagem mais popular, como ganhar dinheiro comprando ações. Isso se dá porque esta tem sido uma maneira de investidores fazerem render seu dinheiro ao longo do tempo.
Entre as principais dicas para comprar ações, existem, de modo geral, três maneiras mais oportunas para que este investimento retorne como lucro: por meio do aumento dos preços das ações, de dividendos e da queda dos preços das ações.
- Aumento do preço das ações: este ponto é explicado de forma bastante simples, pois, se uma pessoa compra ações e seu valor aumenta, ela pode vendê-las por um preço superior ao qual comprou, resultando, portanto, em lucro.
- Dividendos: os dividendos são uma forma de as empresas recompensarem seus acionistas por investirem nelas. Dentre os pontos a serem levados em consideração, deve-se lembrar que os dividendos são atribuídos em função da participação de cada acionista na empresa, oferecendo-lhes uma determinada recompensa financeira ou número de ações por cada ação que possuam. Outro ponto importante é que nem todas as empresas de capital aberto oferecem dividendos aos seus acionistas. Para encontrar empresas com ações que pagam dividendos, incluindo ações que pagam dividendos mensais, é necessário fazer uma análise do mercado, como veremos adiante.
- Queda dos preços das ações: apesar do quão negativo este cenário possa parecer, a queda dos preços das ações pode transformar-se em um cenário de lucro para os traders. Neste caso, se o trader acredita que o preço de um ativo vai cair, pode vender suas posições antes que isso aconteça, mantendo, assim, seus lucros.
Por que os preços das ações sobem e descem?
Existem vários fatores que explicam por que as ações sobem e descem em termos de preço, ou seja, o que faz com que seu valor sofra tais mudanças. A lei da oferta e da demanda, por exemplo, significa que, se mais pessoas quiserem comprar uma ação (demanda) do que vendê-la (oferta), o preço sobe. Inversamente, se mais pessoas quiserem vender uma ação do que comprá-la, a oferta seria maior do que a demanda e o preço cairia.
Entre os fatores que afetam a oferta e a demanda das ações e, portanto, seu preço, encontram-se notícias das empresas e seus concorrentes, mudanças a favor ou não das empresas em análises realizadas por especialistas financeiros, notícias econômicas e políticas e o sentimento dos investidores.
Estes e muitos outros fatores contribuem para a ascensão e a queda do mercado de ações, gerando os termos que conhecemos como “mercado em ascensão”, quando as avaliações são positivas, e “mercado em queda”, quando as avaliações apontam ao declínio. É, portanto, muito importante acompanhar as principais notícias e análises do mercado acionário, de modo a poder tomar decisões informadas sobre quando investir tanto em mercados em alta quanto em queda.
Desenvolvendo uma estratégia de investimento
Ao procurar onde investir na bolsa de valores, estamos buscando uma forma de valorizar mais o nosso dinheiro, por isso é importante estarmos familiarizados desde o início com as principais estratégias de investimento, visto que podem ajudar a cumprir nossos objetivos. A seguir, TBanque explica como algumas dessas estratégias funcionam:
- Investimento em valor (Value investing): o princípio básico desta estratégia, que está associada à abordagem popularizada por Warren Buffet, é simples: comprar ativos que estejam a ser incorretamente valorizados (ou negligenciados) pelo mercado. Esta estratégia a longo prazo, no entanto, pode ser um desafio aos investidores principiantes, pois requer amplo estudo de seus princípios básicos.
- Investimento em qualidade (Quality investing): por ser uma variável de investimento em valor, o investimento em qualidade visa simplesmente a compra de ativos cuja qualidade possa estar incorretamente classificada no mercado, visando sua reavaliação no futuro.
- Investimento em crescimento (Growth investing): esta estratégia tem tudo a ver com estimar preços, identificando padrões e tendências na valorização das ações. Exemplos típicos destas empresas incluem Tesla, Uber, Square e PayPal.
- Investimento em ações Small Caps (Small-cap investing): as Small Caps são empresas que têm menor valor de mercado comparadas às Blue Chips — ações de grandes companhias já consolidadas na bolsa de valores. Empresas do tipo incluem companhias novas, que podem ter variação de ramo, mas que não são as principais no sector em que atuam, além de companhias no mercado há mais tempo, mas que estão concentradas em ramos menores e que podem ou não estar entre as principais do seu sector. As Small Caps têm maiores flutuações no custo de suas ações quando comparadas às Blue Chips, por isso são comumente incluídas em negociações de curto prazo. O investimento nestas empresas é possível, entre outras opções, por meio de índices da bolsa de valores e ETFs no TBanque.
- Investimento em dividendos (Dividend investing): nesta estratégia tenta-se identificar ações de empresas com potencial de crescimento e que pagam dividendos. Assim, contribui-se para criar riqueza com o tempo (sobretudo se reinvestir os dividendos), diminuir a volatilidade e, de certa forma, reduzir o risco de uma carteira de investimento.
- Investimento socialmente responsável, ISR (SRI ou Socially Responsible Investing): também conhecido como investimento de impacto, o ISR está a tornar-se uma estratégia cada vez mais popular. Isso porque aponta a investir em empresas focadas, por exemplo, em energias verdes renováveis, produtos para o cuidado de animais de estimação, cura do câncer e da diabetes, entre outras.
Análise do mercado de ações
Em termos de estratégias, pode-se dizer que não há algo como bolsa de valores para iniciantes, visto que novatos têm a oportunidade de utilizar as mesmas estratégias de análise dos especialistas. Um ponto importante a ter em mente é que é necessário fazer uma análise de ações para ter clareza sobre quais são as mais adequadas à nossa estratégia de investimento. Neste caso, uma análise de ações prevê o comportamento das ações a partir de duas perspectivas: análise fundamentalista de ações e análise técnica de ações.
O que é análise fundamentalista de ações?
A análise fundamentalista de ações busca determinar o preço ideal para cada ação, conforme explicamos anteriormente com o exemplo de Warren Buffett. Para responder à questão “Como fazer análise fundamentalista de ações?”, os especialistas verificam detalhadamente os fundamentos da empresa em questão, bem como os números que decorrem dos resultados das operações, receitas, fluxo de caixa, níveis de endividamento, etc.
A fim de estabelecer critérios de medição claros, vários indicadores são considerados, pois ajudam a saber se uma ação é atraente ou não:
- Rendimento de dividendos (Dividend yield): mostra como está o pagamento de proventos por parte das empresas.
- Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE – Return on Equity): mede quanto uma empresa é eficiente em ser rentável com os recursos que tem disponíveis.
- Preço para ganhos (Price-to-earnings): mede o preço atual das ações de uma empresa em relação ao seu lucro por ação.
O que é análise técnica de ações?
Já em uma análise técnica de ações, busca-se identificar como o preço de uma ação varia ao longo do tempo. Ao estudar mais detalhadamente a pergunta “Como fazer análise técnica de ações?”, veremos que os especialistas utilizam gráficos que mostram estas variações e ajudam a identificar os momentos mais adequados para comprar ou vender uma ação.
Os indicadores para fazer uma análise técnica de ações incluem:
- Negociação de suporte e resistência (support and resistance trading): do ponto de vista gráfico, o suporte refere-se ao nível do gráfico onde a queda dos preços das ações é interrompida e os preços sobem. No entanto, a resistência é a região onde acontece o contrário: os preços caem.
- Rompimento (Breakout): movimento de preço fora de uma zona de suporte e resistência predefinida. Vale considerar que esses rompimentos acontecem sob certas condições no mercado, por exemplo, quando o preço do ativo sobe acima da resistência ou cai abaixo do suporte.
- Negociação de tendências (Trend Trading): estilo de negociação que tenta capturar ganhos através da análise do momentum de um ativo em uma direção específica. O movimento do preço em uma direção, seja para cima ou para baixo, é chamado tendência.
Como vender e comprar ações com TBanque?
Comprar ações na bolsa de valores não precisa ser um processo difícil, pois agora é possível comprar ações online em plataformas especializadas como TBanque. Começar a investir nesta plataforma para comprar ações é muito simples:
- Cadastre-se no site ou no app para comprar ações do TBanque.
- Navegue até a secção de ações e descubra a oferta disponível por indústria ou por bolsa de valores.
- Comece a comprar as ações com zero comissões que melhor se adaptam às suas estratégias de investimento ou copie um dos CopyPortfolios que foram desenvolvidos a partir de várias estratégias de investimento.
“Zero comissões” significa que não serão cobradas comissões de corretagem ao abrir ou fechar uma posição, e que não se aplica a posições curtas ou com alavancagem. Poderão aplicar-se outras comissões. O seu capital está em risco.
No caso dos clientes do TBanque AUS Capital Pty Ltd AFSL 491139, apenas as ações negociadas nas bolsas de valores norte-americanas estão disponíveis para serem negociadas sem comissões. Outras ações são disponibilizadas como derivativos e incorrem no pagamento de comissões. Disponibilizadas através de ARSN 637 489 466 e promovidas pelo TBanque Australia Pty Ltd. CAR 001281634.
Para mais informações, clique aqui.
Quais são os riscos de investir em ações
Assim como as demais situações que enfrentamos no dia-a-dia, investir em ações pode apresentar riscos — principalmente quando não dispomos de informações e ferramentas adequadas, além de educação financeira para ter clareza sobre quais são as ações de risco para as nossas estratégias de investimento.
Entre os principais riscos que encontramos ao comprar ações e investir na bolsa de valores, estão os seguintes:
- Market risk (risco de mercado): refere-se ao potencial de resultado negativo de um investimento devido a mudanças nos preços ou parâmetros de mercado.
- Liquidity risk (risco de liquidez): trata da possibilidade de perda de capital e incapacidade de liquidar determinado ativo em tempo razoável sem perda de valor.
- Leverage risk (risco de alavancagem): se usarmos alavancagem para nossos investimentos e tudo correr conforme planejado, nossos lucros serão aumentados. Mas, caso nossa previsão seja o contrário do que realmente aconteceu, a perda também será multiplicada.
Vale lembrar que cada ação tem seu risco específico, uma vez que cada uma das empresas que possuem ações está sujeita a fatores internos e externos, como notícias globais e gestão por parte de seus administradores. É por esta razão que a análise fundamental de ações faz um estudo tão detalhado de cada empresa.
No entanto, é dentro de nossas estratégias de investimento que podemos incluir diversos mecanismos de controle de risco, como a compra de ações a longo prazo, e analisar quais são as ações de baixo risco e quais são as ações de alto risco para nossos portfólios.
Também podemos adotar estratégias de longo prazo e ampla alocação de ativos como estratégias para minimizar riscos, além de recorrer à ativação de ferramentas de controle
automático de perdas (Stop Loss) e à diversificação dos investimentos. Finalmente, é
importante também considerar o uso das dicas sobre negociação e investimento criadas por especialistas e ter a possibilidade de seguir suas estratégias com os CopyPortfolios TBanque.
Resumo
Ao longo deste guia TBanque, foram mencionados muitos pontos importantes que podem auxiliar traders iniciantes a começar a investir em ações da melhor maneira possível:
- Descobrimos o que são ações na bolsa de valores.
- Vimos que a bolsa de valores é a instituição onde qualquer pessoa maior de idade e com uma conta numa corretora pode comprar e vender ações.
- Analisamos como funciona a compra de ações: basta registrar-se numa plataforma como TBanque e procurar pelos ativos que melhor se adéquam às nossas necessidades.
- Demonstramos que TBanque é uma plataforma onde comprar ações é possível independentemente de onde estejamos. As negociações podem ser feitas desde a plataforma para comprar ações ou da app para comprar ações.
- Vimos como comprar ações na bolsa.
- Analisamos por que nem todas as ações comportam-se da mesma forma, visto que seu bom ou mau desempenho depende de múltiplos fatores internos e externos.
- Vimos o que é um trader na bolsa de valores, analisando as principais diferenças entre ele e um inversionista.
- Analisamos como as ações podem reverter-se em lucro: por meio do aumento do preço das ações, de dividendos e da queda dos preços das ações.
- Descobrimos que os preços das ações sobem e descem com base em fatores como notícias econômicas e avaliações feitas por especialistas sobre as empresas.
- Estudamos termos-chave como investimento em valor, investimento em qualidade e investimento socialmente responsável, identificando os fatores que os diferenciam.
- Descrevemos a diferença entre análise fundamental e análise técnica, além de analisar os principais indicadores utilizados em cada uma dessas análises.
- Descobrimos que TBanque facilita a entrada no mundo dos investimentos, oferecendo zero comissões na compra de ações, e analisamos como é o processo de compra e venda de ações nesta plataforma.
- Entendemos que para saber que ações comprar, é necessário primeiro saber qual estratégia de investimento queremos ter: curto ou longo prazo, com foco em dividendos, etc.
- Estudamos os pontos-chave sobre os principais riscos em torno da compra de ações, incluindo risco de mercado, risco de liquidez, risco de alavancagem e o risco específico de cada ação.
- Vimos que as ações com dividendos são aquelas que recompensam aos acionistas por investirem nelas.
Esperamos que este guia tenha sido útil e respondido às suas perguntas sobre a compra de ações e o investimento no mercado de ações. Com base no exposto, agora sabe onde buscar informações especializadas para tomar decisões informadas e desenvolver estratégias de investimento de acordo com seus próprios objetivos.
Glossário de termos
Ações: ativos que representam uma fração do capital social de uma empresa, podendo ser negociados em bolsa de valores ou no chamado mercado de ações.
Análise fundamentalista de ações: busca determinar qual é o preço ideal para cada ação.
Análise técnica de ações: busca identificar graficamente como o preço de uma ação varia ao longo do tempo.
Blue Chips: grandes companhias já consolidadas na bolsa de valores.
Bolsa de valores: mercado físico ou virtual onde compradores e vendedores de ativos com valor de capital entram em contato e realizam transações por meio de intermediários autorizados.
Dividendos: forma de as empresas recompensarem seus acionistas por investirem nelas. São atribuídos em função da participação de cada acionista na empresa, oferecendo-lhes recompensas financeiras ou número de ações por cada ação que possuam.
Investimento: aquisição de um ativo com a ideia de ignorar os câmbios de seu custo no curto prazo, mantendo o objetivo de concentrar-se no crescimento de seu valor no longo prazo.
Investimento em crescimento (Growth Investing): estratégia focada na estimativa de preços, identificando padrões e tendências na valorização das ações.
Investimento em qualidade (Quality Investing): estratégia a longo prazo que aponta para comprar ativos cuja qualidade possa estar incorretamente classificada no mercado, visando sua reavaliação no futuro.
Investimento em valor (value investing): estratégia a longo prazo que aponta a comprar ativos que estejam incorretamente valorizados (ou negligenciados) pelo mercado.
Preço para ganhos (Price-to-earnings): indicador que mede o preço atual das ações de uma empresa em relação ao seu lucro por ação.
Rendimento de dividendos (Dividend yield): indicador que mostra como está o pagamento de proventos por parte das empresas.
Resistência: região gráfica onde acontece o contrário do que com o suporte e os preços caem.
Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE – Return on Equity): indicador que mede quanto uma empresa é eficiente em ser rentável com os recursos que tem disponíveis.
Risco de alavancagem (Leverage risk): refere-se a que, se usarmos alavancagem para nossos investimentos e tudo correr conforme planejamos, nossos lucros serão aumentados, mas, caso nossa previsão seja o contrário do que realmente aconteceu, nossa perda também será multiplicada.
Risco de liquidez (Liquidity risk): possibilidade de perda de capital pela incapacidade de liquidar determinado ativo em tempo razoável sem perda de valor.
Risco de mercado (Market risk): potencial de resultado negativo de um investimento devido a mudanças nos preços ou parâmetros de mercado.
Rompimento (Breakout): movimento de preço fora de uma zona de suporte e resistência predefinida.
Sentimento do investidor: crença pessoal daquele que investe sobre os fluxos de
caixa futuros.
Small Caps: empresas que têm menor valor de mercado quando comparadas às ações de grandes companhias já consolidadas na bolsa de valores.
Stop loss: ferramenta automatizada de gestão de risco para fechar uma posição a um determinado preço.
Suporte: nível do gráfico onde a queda dos preços das ações é interrompida e os preços sobem.
Trade: negociação de um ativo em troca da possibilidade de um lucro maior, aproveitando a volatilidade do preço das ações no curto prazo.
Comece a investir e comprar ações hoje mesmo na plataforma TBanque.