O mercado financeiro é marcado por ciclos, períodos de alta e momentos em que as cotações recuam. Investidores historicamente procuram uma forma de descrever como o mercado se comporta em determinados momentos. As figuras do Bull e Bear Market, respetivamente Touro e Urso, se tornaram imagens mundiais do mercado. Com a TBanque  vai compreender melhor as características desses ciclos de mercado.

Índice

O que é um Bull Market?

Como reconhecer o Bull Market

Como operar em um Bull Market

O que é um Bear Market?

Como reconhecer o Bear Market

Como operar em um Bear Market

O que levar em consideração ao operar em Bull e Bear Market

Considerações Finais

O QUE É UM BULL MARKET?

Um Bull Market é um mercado em alta por um longo período. Mas afinal, qual é a origem desse termo? Bull Market, ou literalmente Mercado de Touro, é uma figura de linguagem utilizada para falar de um mercado altista originado na forma como o touro ataca, usando os seus chifres de baixo para cima.  Num Bull Market é comum que as ações ou outros ativos subam mais de 20% e que atinjam as suas cotações mais altas.

Num Bull Market existe uma onda de otimismo entre os investidores. Eles procuram aproveitar esse movimento para aumentar a rentabilidade do seu portfólio. Podemos citar diversos momentos históricos de forte alta. Entre 2009 e 2019 o índice Nasdaq 100 passou por uma forte valorização, avançando 747%. Essa onda só foi interrompida pela pandemia da Covid-19, que fez o índice recuar um pouco mais de 30% num curto espaço de tempo. O Bull Market é uma grande oportunidade para investidores que usam a estratégia do Buy and Hold.
Che cos’è un Bull Market?

COMO IDENTIFICAR O BULL MARKET?

O Bull Market, ou seja, um mercado com tendência de alta, pode ser caracterizado por uma valorização de pelo menos 20% em um curto espaço de tempo, bem como o mercado atingir as suas cotações máximas.

Uma das melhores formas de identificar o início de um Bull Market é acompanhar os gráficos de mercado. Esses gráficos são representações de como os mercados se movimentam, refletindo nas suas curvas as variações na cotação dos ativos. Aqui na TBanque pode acompanhar os gráficos diariamente e desenvolver a sua capacidade de avaliar o mercado.

Nos gráficos abaixo podemos identificar o Bull Market que durou de 2010 até 2020 onde o índice S&P500 se valorizou 224% no período de 10 anos. Fica claro o movimento pelo sentido ascendente da curva representada no gráfico.

COMO IDENTIFICAR O BULL MARKET

COMO IDENTIFICAR O BULL MARKET2

IDENTIFICANDO A VIRADA DO MERCADO

Alguns movimentos podem sinalizar uma virada no mercado, indicando uma mudança de Bull para Bear Market, ou vice-versa:

  • As Bolsas de Valores sofrem desvalorização ou ficam “de lado”.
  • Aumenta a aversão ao risco dos investidores.
  • Investidores trocam suas posições em renda variável por renda fixa ou dívida governamental.

COMO OPERAR EM UM BULL MARKET?

Um Bull Market é uma grande oportunidade de fazer bons investimentos e a boa notícia é que ele pode durar anos. É o momento em que o investidor pode, mesmo não entrando no início do ciclo, realizar investimentos de sucesso. Algumas estratégias podem auxiliar o investidor num Bull Market. Falaremos delas a seguir.

ESTRATÉGIA DE BUY AND HOLD

A estratégia de Buy and Hold pode ser ideal para investidores que desejam montar um portfólio de longo prazo. Uma forma de realizar esse tipo de investimento é aportar recursos todo o mês, identificando as melhores oportunidades de retorno.

Investir para o longo prazo tende a reduzir os riscos para os investidores. Alguém que comprou papéis da Nasdaq 100 todos os 1º de janeiro, desde 2016, pode ter tido prejuízo em algum momento, mas no fim obteve uma boa valorização dos seus recursos.

Existem várias estratégias ligadas ao Buy and Hold aqui na plataforma TBanque onde poderá conhecer melhor essa forma de investir.

AÇÕES DE CRESCIMENTO

A estratégia de investir em Ações de Crescimento em Bull Market é uma opção bastante interessante para o investidor. Empresas que são consideradas inovadoras e que se fortalecem em um período de euforia no mercado podem trazer bons retornos.

As chamadas Ações de Crescimento estão ligadas a empresas das quais se esperam rendimentos acima da média do mercado nos próximos anos. Assim, o investidor se beneficia de um potencial explosivo de valorização, permitindo retornos expressivos ao identificar essas empresas em um momento inicial de crescimento.

Não se trata de um movimento especulativo. Na verdade, o investidor busca identificar empresas com forte potencial de crescimento e que ainda não incorporaram no preço da ação todo o valor que será gerado.

AÇÕES CÍCLICAS

O cenário econômico é influenciado por ciclos de crescimento. Alguns momentos favorecem o crescimento de uma ou outra classe de ações ou setor. Identificar em que parte do ciclo econômico estamos permite-nos reconhecer que setores têm maior chance de crescer nos próximos períodos.

O setor bancário, por exemplo, se beneficia de um ciclo de aumento de juros. Já ações de mineradoras tendem a se valorizar em momentos de expansão industrial ou na alta de commodities. Portanto, o investidor deverá estar atento ao ciclo da economia para aproveitar e aumentar as suas posições nesses setores.

O QUE É UM BEAR MARKET?

Um Bear Market é um mercado com tendência de baixa. Um Bear Market ocorre quando existe uma queda de mais de 20% após o mercado atingir o seu topo histórico. O chamado “Mercado do Urso” reflete a forma como o urso ataca na natureza, usando as suas garras de cima para baixo. A queda representada pelo Bear Market pode trazer pânico ao mercado e merece a atenção redobrada por parte do investidor.

O Bear Market geralmente dura menos tempo que o Bull Market. Em 2020, por exemplo, o S&P 500 caiu mais de 30% num curto espaço de tempo. No entanto, houve uma rápida recuperação, e em poucos meses as cotações renovaram os recordes de alta.

O QUE É UM BEAR MARKET

Alguns Bear Markets podem durar anos. Após o Crash da Bolsa de Nova York em 1928 as cotações recuaram por três anos, representando perdas de 83.4% do S&P 500.

Come riconoscere un Bear Market

COMO RECONHECER O BEAR MARKET

O Bear Market geralmente tende a disseminar uma perda de confiança entre os investidores e muitas vezes pode haver turbulência no mercado. O investidor deve estar atento a esses movimentos. Observar mudanças significativas é primordial para reconhecer uma alteração de patamar.

FERRAMENTAS PARA IDENTIFICAR O BEAR MARKET

Com a TBanque tem acesso aos gráficos dos mercados e isso permite observar quedas expressivas e identificar se houve uma variação negativa maior do que 20%, o que caracteriza um Bear Market.

Acompanhar o gráfico permite ao investidor reconhecer os padrões que demonstram em que momento do ciclo de mercado estamos. No gráfico abaixo podemos observar a queda do índice ocorrida em 2020, no auge da crise sanitária.

FERRAMENTAS PARA IDENTIFICAR O BEAR MARKET

COMO OPERAR EM UM BEAR MARKET

Não é fácil identificar quando um Bear Market está no seu ponto de maior queda. Fatores macroeconómicos podem fazer com que o ciclo de queda se prolongue e os investidores tendem a perder confiança durante esses períodos.

Muitas vezes o mercado perde liquidez em períodos de queda, ou seja, diminui o volume de recursos movimentados diariamente. De igual modo as quedas sucessivas acabam por ativar mais ordens de venda, consolidando assim o movimento de baixa do mercado.

Portanto, o investidor deve pensar no longo prazo, evitando movimentos bruscos durante um Bear Market. Ainda assim, existem algumas estratégias que podem ser seguidas no Bear Market, falaremos sobre elas de seguida.

ESTRATÉGIAS DE MOMENTO

Com esta estratégia o objetivo é identificar quais ações ou ativos tiveram valorização ou desvalorização nos últimos períodos. Uma das possibilidades é concentrar os seus investimentos em papéis que têm valorizado nos últimos tempos, vender os ativos que se desvalorizaram para investir nos papéis que se têm valorizado. Seria como vender os “perdedores” para investir nos “vencedores”.

Na Estratégia de Momento o investidor procura se beneficiar da volatilidade do mercado e investir no timing correto para capturar um potencial de valorização do seu portfólio.

ESTRATÉGIA DE TREND

Mais uma vez identificar as tendências de mercado é primordial para o sucesso em investimentos. Quando o investidor percebe um Bear Market, sabendo que as ações vão desvalorizar no curto prazo, poderá vender as suas posições ou operar vendido.

Indicadores como gráficos ou médias móveis de mercado podem auxiliar o investidor a identificar essas tendências. A Estratégia Trend é usada geralmente para investimentos de médio e longo prazo.

VENDER PARA RECOMPRAR DEPOIS

Num Bear Market uma das estratégias possíveis é vender logo no início do movimento de queda e recomprar algum tempo depois, em cotações ainda menores. Quanto mais perto da reversão ocorrer a compra, melhor ficam as possibilidades de maximizar o lucro.

O QUE  LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AO OPERAR EM BULL E BEAR MARKETS

Mesmo num Bull Market o investidor pode tomar medidas para reduzir o seu risco, preservando uma margem saudável de remuneração. Veja em seguida alguns pontos que devem ser observados.

GERENCIAMENTO DE RISCO

Uma das coisas mais importantes para o investidor é ter uma estratégia de gestão de risco. O Stop Loss é uma das formas para impedir perdas mais significativas. Na plataforma TBanque o investidor pode determinar uma perda máxima e, ao atingir esse valor, é automaticamente lançada uma ordem de venda, protegendo assim o seu patrimônio.

Essa estratégia pode não ser válida para todo perfil de investidor. Para quem quer montar uma posição de Buy and Hold, vender quando existe uma queda de curto prazo pode não ser o ideal.

STOCK PICKING

No Stock Picking o investidor deve escolher ações específicas de setores beneficiados por um Bull Market. Com uma avaliação das empresas é possível escolher dentro de um setor específico aquela que está mais preparada para se valorizar no ciclo do mercado.

Uma outra opção é investir usando ETFs – Exchange Traded Funds – que garantem uma maior diversificação ao portfólio. ETFs são fundos de índices negociados em bolsa como se fossem uma ação. Os ETFs geralmente acompanham os movimentos de um índice.

INSTRUMENTOS PARA USAR E PERÍODO DE MANUTENÇÃO

Na TBanque, os investidores têm à sua disposição diversos tipos de instrumentos para investir no mercado de ações. Conheça alguns.

Os Contratos por diferença (CFDs) permitem que os investidores “vendam a descoberto” e aumentem seu risco-retorno. Eles podem ser usados para comprar ou vender uma variedade de tipos de ativos, incluindo: ações, ETFs e índices. Eles não envolvem a negociação do ativo real, e são independentes do mercado, funcionam como um acordo entre o investidor e um corretor de CFD. Isso permite que os investidores mais novos acessem mais o mercado, uma vez que é possível utilizá-los com menor capital e experiência do que nas operações tradicionais. Os CFDs podem incorrer em encargos financeiros, pois o corretor está oferecendo serviços adicionais, portanto avalie antes de usar esta ferramenta.

Como alternativa, os investidores podem comprar as ações diretamente, por exemplo, usando $ 5k dos seus recursos para investir em $ 5k de ações.

Isso é chamado de compra do ativo subjacente, ou compra definitiva, e não incorre nas taxas de comissão associadas aos CFDs. Esse tipo de operação é considerado o instrumento mais eficaz em termos de custos para estratégias de investimento de médio e longo prazo. Basta assegurar-se de comprar o que realmente deseja e simplesmente verificar os detalhes das suas ordens de negociação.

O Copy Trading – ou copiar uma operação – é uma abordagem popular entre os investidores. Ele permite que você vincule seu portfólio a outros investidores importantes e reproduza o mesmo que eles estão fazendo. A TBanque é líder de mercado em transações de cópia com o recurso CopyTrader ™. Com ele você visualiza o que os investidores reais estão fazendo e copia suas negociações automaticamente. É serviço totalmente automatizado e sem comissões.

O recurso CopyTrader ™ ajuda a tornar a TBanque única, oferecendo diversas vantagens:

  • Sem taxas ou comissões adicionais para copiar uma operação.
  • Sem lock-ins. Você pode parar de copiar de outro investidor a qualquer momento que quiser.
  • Você mantém 100% de controle de seus fundos. A plataforma apenas replica as decisões de negociação do Investidor Popular e não tem acesso à sua conta.
  • Mínimos reduzidos. Você pode distribuir seus investimentos em uma gama de até 100 investidores populares.

Cosa tenere a mente quando tradi in un Bear e Bull Market

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Compreender o que é um Bull Market e um Bear Market é importante para quem quer começar a investir. Entretanto, mais importante do que os nomes e as suas origens é a lógica que esses termos representam. Aprender a  navegar num mercado em alta e preservar o seu património em momentos de queda faz toda a diferença entre o sucesso e o prejuízo. A TBanque encontra-se há mais de uma década a inovar e a liderar a revolução das fintechs globais. Acreditamos que investir pode ser uma experiência mais simples e acessível.  Criámos uma plataforma de investimentos inovadora e em constante evolução. Tudo isso está a sua disposição. Então, agora é a hora de começar uma história de sucesso no mundo dos investimentos.

Venha aprender mais sobre Bull and Bear Markets e sobre investimentos com a eToro.


Esta informação é apenas para fins educativos e não deve ser tomada como conselho de investimento, recomendação pessoal, ou oferta ou solicitação de compra ou venda de quaisquer instrumentos financeiros.

Este material foi preparado sem ter em conta quaisquer objetivos de investimento ou situação financeira particulares e não foi preparado de acordo com os requisitos legais e regulamentares para promover a investigação independente. Quaisquer referências ao desempenho passado de um instrumento financeiro, índice ou pacote de produtos de investimento não são e não devem ser tomadas como um indicador fiável de resultados futuros.

TBanque não faz qualquer representação e não assume qualquer responsabilidade quanto à exatidão ou totalidade do conteúdo deste guia. Certifique-se de que compreende os riscos envolvidos na negociação antes de comprometer qualquer capital. Nunca arrisque mais do que está preparado para perder.